10 dicas para ser uma pessoa mais ponderada

12-10-2015 17:49

Que errar é humano, todos sabem, e que errar é bem mais fácil do que acertar, também. Porém as consequências dos nossos erros (sejam eles na vida pessoal ou profissional) podem ser desastrosas, o que nos faz querer evitá-los a qualquer custo. Tomar decisões inteligentes para evitar erros é mais fácil do que parece, mas exige de nós o bom senso e a habilidade de ponderar – que não são assim tão simples. Saiba que atitudes práticas podem ser tomadas para se tornar uma pessoa mais ponderada e refletir essa habilidade em suas decisões. 

 

 

1. Evite tomar decisões quando estiver exautado

 

O simples fato de esperar um pouco e se acalmar em uma situação de raiva ou descontrole pode fazer toda a diferença na hora de tomar uma decisão. Pratique essa dica e verá que conseguirá pensar de forma muito mais clara e inteligente.

 

2. Coloque-se no lugar do outro

 

Sempre em uma situação, há o seu ponto de vista e o dos demais envolvidos na questão. Utilizar a regra de ouro "tratar os outros como gostaria de ser tratado" vai permitir-lhe observar as coisas pelo ponto de vista do outro fará seu raciocínio ser mais justo, porque você perceberá que as coisas mudam completamente e que a outra parte também tem suas vontades e seus interesses. Colocar-se no lugar do outro é especialmente importante nas relações pessoais com as pessoas que ama, pois evita que você seja egoísta e as machuque. 

 

3. Imagine as consequências da sua decisão

 

Pensar nas consequências, sejam elas boas ou ruins, pode tornar seu posicionamento em uma determinada questão mais fácil de ser estabelecido. Sempre que tomamos uma decisão, o fazemos pensando no efeito que ela vai causar; o efeito é o objetivo. Enumerar o que pode ocorrer se for tomada tal decisão e o que pode impedir o efeito desejado ou o atrapalhar é sábio, e com certeza tornará o raciocínio mais organizado e fácil.

 

4. Veja a questão como um todo

 

Observar o problema de uma perspectiva geral pode abrir seus olhos para outras possibilidades e detalhes que não estavam sendo levados em conta. Isso é especialmente verdade em questões profissionais, e o raciocínio em equipe, nesses casos, pode ser a chave para o sucesso, porque os diferentes indivíduos observarão pontos e ângulos diferentes da questão, produzindo mais informações para a tomada da decisão. 

 

5. No campo profissional, use a racionalidade

 

 

Fazer uso da razão em detrimento da emoção nas questões profissionais é uma aposta certeira. Dificilmente suas emoções ou as de terceiros vão auxiliar na formulação da decisão, então coloque suas fichas na razão e calcule as informações com frieza, visando um objetivo determinado. 

 

6. No trabalho, priorize os interesses da sua empresa ou a sua carreira

 

Preocupe-se sempre em escolher o que for melhor para você como profissional ou para a empresa que está representando, tentando negociar ou fazer acordos com a outra parte envolvida para atingir esse objetivo. Defenda os seus interesses ou os da sua empresa a todo o custo e não perca esse foco. 

 

7. Nas relações pessoais, leve em conta como se sente sobre a questão

 

Na vida pessoal, seus sentimentos e desejos podem e precisam ser levados em conta na hora de tomar decisões. A razão até pode ajudar, mas a emoção é parte fundamental para fazer o melhor para você, para a sua família e para as pessoas que ama.  

 

8. Nas questões afetivas, procure também sempre ser justo

 

Considere os sentimentos ou desejos do outro, seja mais altruísta do que egoísta e vise o melhor para todas as pessoas envolvidas. Seja amável e carinhoso ao expor sua decisão, evitando assim brigas e discussões por má interpretação ou por soar rude ou teimoso.

 

9. Pedir conselhos pode ser bom

 

Às vezes a dificuldade de tomar uma decisão pode ser muito grande e a necessidade de um ombro amigo para dar um conselho ou um colega de confiança para ajudar em questões profissionais surgirá. Não há nada de ruim nisso e, se você sentir essa necessidade, vá em frente e peça por ajuda. Porém, é bom que tenha em mente a todo momento que a pessoa que está de fora da situação pode não entedê-la tão bem quanto você, por isso é necessário ouvir e captar só o que for útil, evitando contaminar seus pensamentos com soluções que não são viáveis ou não te interessam. Nunca deixe que seu conselheiro tome a decisão por você se ela tiver que ser só sua. Ao invés disso, aproveite a ajuda dele e una ao que você já determinou sobre o seu problema ou questão profissional. 

 

10. Confie no seu julgamento se souber que ele foi feito com bom senso ou com inteligência

 

Muitas pessoas demonstram sua insegurança psicológica na hora de tomar decisões. Mesmo que isso seja natural, confiar que você fez uma boa escolha pode fazer a diferença na hora de uma apresentação empresarial ou dar a firmeza necessária para tratar de questões pessoais e cuidar das pessoas que ama sempre com bom senso. Use todas as dicas acima para pensar na melhor alternativa para sua questão mas, quando a encontrar, tenha a firmeza de colocá-la em vigor.